sábado, 25 de dezembro de 2010

Água: como pensamos e o que podemos fazer

"A pura comodidade de usar uma torneira e a eficiência de nosso serviço local criam a ilusão de que a água é inesgotável. Só quando não sai água da torneira, quando sai de cor marrom ou quando o banheiro entope, então a água entra em nossa consciência."

Chris Hedeman (account manager da CDP Water Disclosure)

No momento em que li essa frase fiquei pensando: não é que é verdade?

Quando somos questionados sobre o que pensamos sobre a água e modo com que ela é utilizada, e a resposta é praticamente uniforme: é muito ineficiente, não é sustentável, o mundo enfrentará em não muito tempo a escassez no fornecimento de água.

Certo. Porém respondemos pensamos na utilização de água predatória, ou seja, feita por indústrias têxteis, metalúrgicas, mineradoras, indústrias químicas, cidades inteiras sem saneamento básico, quer dizer, grandes poluidoras.

Contudo, não sentimos o reflexo direto dessa poluição. É claro, pois a água em nossa torneira sempre chega límpida e incolor. As pessoas só imaginam que alguma coisa não está lá muito certa quando da ocorrência de problemas citados na frase inaugural.

Até lá, não há qualquer percepção de que a água não vem simplesmente "da torneira", mas sim de um rio ou similar e que passa por todo um processo tratamento até chegar à dita torneira.

Entretanto, não são apenas com as grandes poluidoras que deveríamos atentar. Nossos hábitos diários são também fortes utilizadores diretos de água.

Exemplo de hábitos que consomem diretamente água*:
- Banho de Ducha de 15 minutos: 243 L
- Descarga comum: 15 L por acionamento
- Lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos: 135 L por ciclo de lavagem.
- Torneira pingando 1 vez a cada 5 segundos: 20L por dia
- Vazão média de uma torneira: 16L/min
- Lavadoura de Louças: 40L de água por lavagem
- Evaporação água da piscina tamanho médio: 3.785 L por mês

Contudo, se adotarmos o conceito de água virtual, o seu uso em Litros se potencializa exponencialmente.

Sobre o conceito de água virtual:
http://www.youtube.com/watch?v=wA2WUncZgyc

Água virtual é, portanto e grosso modo, o quanto de água total se gasta para produzir determinado produto.

Para uma única camiseta básica, por exemplo, são gastos 2.700 L de água. No cafézinho são 140 L de água. Pense que isso pode se tornar um sério problema quando estamos falando de regiões onde o fornecimento de água já é regulado, como o Paquistão por exemplo.

Apesar de interessante, a discussão no momento não é água virtual. Volto, portanto, ao objetivo.

Que tenhamos, contudo, isso tudo em mente ao criticarmos o modo com que a água é utilizada pelas indústrias que citei mais acima.

Por fim, ciente da impossibilidade de eliminar os nossos hábitos, sugiro pensar, ao menos, em levarmos um uso consciente da água para nosso dia-a-dia. Que deixemos de pensar na água apenas quando nos perguntarem dela ou quando houver algum problema com nossa "torneira".

Remeto o leitor que estiver interessado a um link simples e com dicas eficientes para que reduzamos o uso de água no nosso dia - seja em casa, no nosso condomínio ou em nossa cidade - sem, contudo, nos desapegarmos do que nos é essencial.

* LINK

Um comentário:

  1. Seria a cobrança pelo uso da água um instrumento eficiente para conter o desperdício?

    ResponderExcluir