quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Reserva Legal

Continuando, sobre a Reserva Legal e a ideias da Ilustríssima Senadora Katia Abreu (para mim, a pior e mais malévola mente do país quando se trata de meio ambiente).

Alguns meses atrás, eu estava em Brasília no Congresso das Carreiras Jurídicas de Estado e ouvi do representante da UNICA (União da Indústria Canavieira/Sulcroalcooleira ou algo assim...), em sua palestra, algumas pérolas...

Para começar, ele lançou suas sensacionais credenciais acadêmicas. Depois falou que conhecia 84 países. Tudo isso de forma altamente intimidatória. Ou seja, tinha a seguinte mensagem subliminar: eu sei tudo, não se atrevam a discutir comigo!

Quando peguei o microfone e rebati: - Bom, eu não tenho essas credenciais acadêmicas, nem conheço 84 países, mas sou uma cidadã brasileira preocupada com a questão ambiental. E isso me autoriza a falar. A partir daí, falei. E falei muito.

O representante da UNICA falava da reserva legal com desprezo. Uma das pérolas: "Reserva legal" era referida como  "florestinha".... Disse a ele que, se fossem florestinhas, não haveria uma cruzada contra ela... não haveria todo esse empenho da bancada ruralista em acabar com o instituto.

Ele disse que reserva legal só existia no Brasil. Respondi que deveríamos nos orgulhar de possuir uma legislação ambiental altamente avançada - em vez de querer retroceder e extinguir institutos.

Nossa discussão com ele abrangeu muitos pontos. Diversos procuradores do IBAMA pegaram o microfone e se insurgiram contra as barbaridades desse senhor - que infelizmente saiu antes da hora e não pôde ouvir o que tínhamos a dizer... Até mesmo a Procuradora-Geral do INCRA falou em defesa do nosso Código Florestal.

No final, fiz um desabafo: depois da fala do Sr. da UNICA, eu realmente me senti intimidada - porque o capital fala com muita arrogância. Fala do alto de um pedestal. Você não pode nem se atrever a olhar. A prepotência faz com que você duvide de suas certezas. Será que você pode ousar e discordar de tamanho brilho e poder?

Nós ousamos. E saímos de lá com a alma lavada.

Um comentário:

  1. Que legal, Giorgia!
    Admiro essa tua coragem de se expor publicamente! Parabéns pela "ousadia"! ;)

    ResponderExcluir