segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O Movimento Ambientalista

Acredito que, ao falarmos em meio ambiente, políticas públicas, sustentabilidade e mudanças globais, é inevitável pensarmos no movimento ambientalista.
Muitos ainda veem o chamado "movimento ambientalista" como um grupo (às vezes muito grande) de "ecochatos" que carregam cartazes, gritam, protestam, quebram coisas e só querem saber de bagunça. Isso pode ter sido verdade no passado, mas não hoje.
Hoje, os ambientalistas fazem essas mesmas coisas, mas também estão no Congresso Nacional, fazendo lobbies, ocupando as cadeiras do Conselho Nacional de Meio Ambiente (e outros!), estão organizados (e profissionalizados!) em ONGs muito influentes na formulação de políticas públicas, seja pela qualidade de sua produção científica, seja pelo impacto que suas ações possuem na opinião pública.
Acredito também que, ao falarmos em meio ambiente, não podemos deixar de fora os grupos que estão ganhando força nas arenas de tomada de decisão, como os ambientalistas, os indígenas, os seringueiros, quilombolas e outras figuras da sociedade civil organizada que tem como bandeira questões relacionadas ao ambiente.
Deixo como sugestão o filme "Batalha em Seattle", que fala sobre uma manifestação, em 1999, contra a Organização Mundial do Comércio e que tomou proporções gigantescas. O filme é baseado em fatos reais (inclusive com algumas cenas!) e mostra aspectos interessantes sobre os ambientalistas e sua atuação: há aqueles que agem promovendo as passeatas, levando os cartazes e chamando a atenção da população para o problema; outros, apresentando suas pesquisas científicas; outros argumentando sobre os efeitos das decisões sobre a economia etc. Além disso, mostra como um determinado problema é considerado pelos poderosos, como as decisões são tomadas e o que nós (reles mortais!) temos a ver com essa história!
Vale a pena conferir!


Um comentário:

  1. Interessante,Lívia! Quando eu tiver a oportunidade, assistirei o filme.

    De fato, o papel dos ambientalistas foi/é muito relevante para o desenvolvimento da percepção de todos a respeito da questão ambiental.

    Ecochatos? Bem, eu diria que se é chato quem luta contra o instituído e busca novas formas de vida - então posso dizer que quero/pretendo/sou ecochata! ;)

    ResponderExcluir