quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Lançamento da Etiquetagem Residencial INMETRO

Eletrobrás e INMETRO lançaram, na ultima segunda feira dia 29 de novembro, o Regulamento Térmico da Qualidade - Residencial (RTQ-R) de etiquetagem residencial INMETRO no hotel Transamerica em São Paulo. Na cerimonia foram entregues as primeiras oito etiquetas residenciais.

Dentro do Programa Brasileiro de Eficiência, o INMETRO avalia e classifica o consumo energético de diversos equipamentos. A cada um dos equipamentos avaliados é atribuída uma etiqueta atribuindo uma classificação de A a E (de mais eficiente a menos eficiente). As etiquetas das geladeiras são um exemplo desse programa.

Com Regulamento Térmico da Qualidade - Residencial (RTQ-R), a partir de agora o INMETRO também classifica o desempenho térmico de edificações residenciais. Sabendo que os edifícios consomem 40% da energia primária mundial, a escolha de edificações mais energeticamente mais eficientes é um imperativo ambiental. Através da etiqueta o consumidor terá informação que permitirá fazer uma escolha mais informada e consciente sobre os imoveis na hora da sua compra.

O RTQ-R vem assim juntar-se ao Regulamento Térmico da Qualidade Comercial que enfoca edificações comerciais, de serviços e publicas, em vigor desde o ano passado. RTQ-R e RTQ-C são atualmente facultativos, tornando-se no futuro obrigatórios. Ambos os regulamentos foram fruto de um convênio entre o programa PROCEL/EDIFICA e o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina.

Em posts futuros, voltaremos a este tema com mais detalhes.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, Migas! É uma honra ter um dos autores do Regulamento como colaborador deste blog!!!!!!!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi a reportagem sobre esse selo no jornal nacional e fiquei bastante entusiasmada.
    Talvez ainda não seja uma tecnologia acessível aos prédios de mais baixo padrão, mas é um início promissor!
    Seria interessante algum tipo de subsídio do governo, para propiciar o progressivo acesso de todos a esses prédios de melhor qualidade. Do contrário, continuaremos/ampliaremos o hiato existente entre aqueles de maior e de menor poder aquisitivo - sendo esses, os que sofrem mais terrivelmente com os problemas ambientais.

    Parabéns, Miguel!

    ResponderExcluir
  3. Essas iniciativas me deixam MUITO otimista =D

    ResponderExcluir